Qual a importância do inglês nas escolas desde o ensino fundamental?

Aprender uma nova língua é a porta para um mar de oportunidades na vida pessoal e profissional de uma pessoa, especialmente o aprendizado do inglês — tido hoje como a “língua universal”. Sabendo dessa importância, as escolas brasileiras vêm integrando o idioma às outras matérias desde cedo. Mas você conhece mesmo a importância do inglês nas escolas?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que o aprendizado de uma língua estrangeira esteja presente na grade curricular das escolas públicas do país desde o 5° ano do ensino fundamental. No ensino privado, cada instituição define o ano de implantação da matéria ao currículo, mas também costuma acontecer desde o início do fundamental.

Aprender o idioma nesta fase da vida traz muitas vantagens: vejamos as principais neste post!

A importância do inglês nas escolas

Prepara a criança para o mundo bilíngue

As grandes oportunidades da vida estudantil e profissional exigem cada vez mais o conhecimento do inglês, como as bolsas de intercâmbio e programas de estágios em empresas transnacionais. Portanto, começar a desenvolver o interesse dos pequenos por essa língua é prepará-los para o mundo moderno. Ainda, vale ressaltar que existe uma infinidade de materiais que não contam com tradução para o português e estão disponíveis apenas em inglês, desde livros a filmes, revistas, artigos acadêmicos etc.

Estimula capacidades cognitivas importantes

O aprendizado de um novo idioma na infância estimula habilidades úteis para o resto da vida. Isso acontece porque a associação de símbolos, necessária para o desenvolvimento dessa competência, exige bastante foco e dedicação. Ao se habituar ao treino desde cedo, mesmo que de maneira lúdica, a criança tende a incorporar as novas habilidades e usá-las em outras situações da sua vida. Dessa forma, as atividades escolares e até as brincadeiras em casa se tornam oportunidades de esbanjar a sua criatividade!

Melhora o conhecimento da língua materna

A importância do inglês nas escolas consegue abranger, até mesmo, o aprendizado da nossa língua pátria. Isso acontece porque o inglês possui raízes linguísticas semelhantes à língua portuguesa, o que dá origem a uma série de palavras e estruturas similares, até idênticas entre os dois idiomas. Ao conhecer as estruturas sintáticas da língua inglesa, é natural que os pequenos comparem-nas com as do português e, consequentemente, fiquem curiosos para saber a nomeação gramática de cada palavra. Isso aumenta o repertório da criança em ambos os idiomas e melhora sua capacidade comunicativa.

Expande os horizontes culturais

Não há como negar que estamos rodeados pelo inglês, na música, educação, cultura etc. Portanto, desenvolver a compreensão do inglês desde cedo é a chave para oportunidades que vão além das barreiras nacionais. A criança bilíngue tende a ser mais curiosa a respeito do que acontece fora do seu país, a querer consumir formas de entretenimento de diversos lugares do mundo e conhecer novas culturas.

A importância do inglês nas escolas consegue ir além do fato dessa ser a língua mais falada no mundo. É uma competência que, quando desenvolvida desde cedo, estimula capacidades cognitivas extremamente úteis, melhora o desempenho da criança na sua própria língua e facilita o aprendizado de outros idiomas.

A educação dos seus filhos é sempre um investimento que vale a pena! Conheça o nosso site e veja como os alunos do Colégio Santorini crescem com um ensino profissionalizante integrado ao ensino fundamental e médio.