Descubra como incentivar a leitura dos filhos

Como incentivar a leitura dos filhos
4 minutos para ler

Uma das questões mais comuns dos pais preocupados com a educação de suas crianças é descobrir como incentivar a leitura dos filhos. E isso não é à toa: em meio a tantos eletrônicos que ocupam espaço no cotidiano (videogame, TV, smartphone etc.), fazer os pequenos desenvolverem o hábito de ler como um exercício prazeroso vem se tornando cada vez mais desafiador.

Ainda há quem duvide do poder da literatura na vida dos pequenos. Mal sabem essas pessoas que a capacidade de adentrar em novos mundos por meio dos livros estimula habilidades cognitivas importantes para a vida adulta. Uma criança com gosto pela leitura tende a ser um adulto mais empático e comprometido com os seus estudos.

Entretanto, incentivar essa competência na infância não é tarefa muito simples; exige comprometimento e atenção dos pais. Sabendo da importância de entender como incentivar a leitura dos filhos, elaboramos este breve artigo. Confira algumas dicas que ajudarão as crianças a desenvolverem o amor pelos livros!

Como incentivar a leitura dos filhos

Dedique um espaço da casa para os livros

Uma das mudanças mais importantes para a formação de leitores é fazer com que haja livros em casa. A criança precisa entender que os livros fazem parte da sua realidade. Por isso, é importante incentivar a formação de uma pequena biblioteca no quarto, mesmo que seja em algumas prateleiras. Os livros precisam estar acessíveis sempre que a criança quiser, sem que seja necessário pedir alguém para pegar. Dependendo da estrutura da casa e do orçamento, considere a possibilidade de ter uma mesinha e uma luminária para que ela consiga se inserir e se acostumar com a atividade de leitura.

Faça da leitura uma atividade prazerosa

É preciso que a criança comece a enxergar essa atividade não como uma obrigação, mas como um momento de entusiasmo e diversão. Se ela for forçada a fazer isso, o efeito será o contrário. É necessário respeitar a faixa etária de cada livro. Dependendo da idade da criança, ela se encantará com histórias que contém mais imagens do que textos. Priorize as temáticas que ela mais gosta. Ainda, é importante, desde cedo, mostrar que os eletrônicos não são a única forma de se divertir.

Leia junto com a criança

Estar junto aos pais nas primeiras leituras mostrará à criança o apoio que ela tem para não abandonar esse hábito. Vale a pena ler os textos em voz alta e rir junto com cada história. Outra ação importante é pedir para que ela própria faça a leitura. Neste momento, não ligue muito para as correções gramaticais, apenas sinta o orgulho! Além de melhorar o entrosamento entre os familiares, essa atitude acostuma as crianças às letras e cria um vínculo afetivo com o livro.

Converse sobre os livros

Permita que a criança fale sobre os livros já lidos. Isso é um grande exercício de interpretação textual. Pergunte se ela gosta de tal personagem, como é o enredo e a moral de cada história, entre outras questões, sempre em um tom amigável e interessado no assunto.

Visite bibliotecas e outros espaços literários

Mostre que existem milhares de pessoas apaixonadas por livros! Leve a criança para eventos literários, onde ela poderá brincar e conhecer mais sobre os seus personagens prediletos. Uma ótima ação é frequentar bibliotecas e, se possível, fazer um cadastro dos pequenos nesses ambientes.

Aqui, vimos as principais dicas sobre como incentivar a leitura dos filhos! Lembre-se de que a educação é um investimento cheio de vantagens. A leitura melhora as habilidades comunicativas da criança, expandindo o seu vocabulário, facilita a interpretação dos mais diversos gêneros textuais, aumenta o seu potencial imaginativo e a torna uma pessoa muito mais focada. Entendeu o poder da literatura na vida dos pequenos?

Gostou do artigo? Para acompanhar outras dicas úteis que envolvem a educação das crianças, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-